top of page

Dicas para ser um turista mais sustentável

Um dos maiores prazeres da vida é sem dúvida viajar, contudo devemos encontrar modos para viajar de uma forma mais sustentável e sem danificar o nosso planeta. Faça escolhas mais conscientes, responsáveis e seguras, quando realizar a sua próxima viagem!

Apresentamos 7 dicas de como ser um turista mais sustentável e de conseguir fazer uma viagem feliz, sem danificar o mundo.


1. Evita a época alta

Evite viajar em épocas altas, para além de lhe ficar mais barato, consegue visitar qualquer destino com o menor risco de este estar superlotado de turistas e tem uma maior qualidade nos serviços e recursos adquiridos, durante a sua viagem.

A sazonalidade é um fator que afeta significativamente os destinos e as suas populações, sendo que em época alta pode criar alguns problemas como: trânsito; piores condições de trabalho; redução da qualidade de vida; aumento dos preços, devido a um aumento da pressão turística e grande pressão sobre os recursos.


2. Opte por levar menos bagagem

Viajar com malas pesadas, é aborrecido, pouco prático e é uma opção menos ecológica, porque cada quilo tem um peso relativamente grande em viagens de avião. Quanto mais peso levar na sua bagagem, maior a quantidade de emissões de carbono vão ser produzidas pelo avião. Leve consigo apenas o essencial, numa mochila ou mala pequena para uma viagem sustentável e responsável.


4. Opta por transportes públicos

O setor dos transportes apresenta uma peso ecológico grande dentro do turismo, portanto sempre que possível escolha os transportes públicos, cria menos emissões de carbono e fica mais barato.

Se está a explorar um local novo, caminhar, andar de bicicleta ou transportes públicos, contribui para conhecer melhor a população local, evita o trafego de transito e os acidentes e também permite que nos percamos com menor facilidade, uma vez que em transportes públicos sabemos plenamente qual o destino do mesmo.


5. Comprar produtos locais do destino

Quem não gosta de experimentar coisas novas? Uma das melhores sesações ao viajar é experienciar produtos locais, que não temos acesso na nossa area de residencia, sendo também os melhores souvenirs que se pode comprar.

Produtos locais como artesanato, arte ou gastronomia, são também mais sustentáveis, contribuindo para um aumento da economia local e a valorização da cultura e dos produtos do destino.

Portanto, não resista aos souvenirs locais e aos produtos do destino, pense na sua pegada ecológica.


6. Escolha alojamentos sustentáveis

Atualmente, há cada vez mais locais com alojamentos sustentáveis, sendo que estes começaram a ser considerados como "trendy" e "instagramáveis". Sempre que for viajar, certifique-se que opta por um alojamento com recursos e práticas sustentáveis.

Não se esqueça de verificar sempre as certificações do local em questão, porque inúmeros alojamentos publicitam que são ecológicos e na verdade não possuem qualquer tipo de certificado/documento que o comprove.


7. Preserve o patrimônio, a fauna e a flora

Não se esqueça da importância de preservar o património local, a fauna, a flora e todos os recursos do destino. Deixe os locais visitados tal como os encontrou ou melhor ainda, tentando não deitar resíduos para o chão e não destruir nenhum recurso ou natureza presente no destino.



Agora que já sabe como ser um turista sustentável, não perca a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos e viajar com a Where To.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page